Biografia | Neivo Beraldin

Quem é Neivo Beraldin

Neivo Beraldin - Ingressou na carreira política em 1982, como vereador de Curitiba. Posteriormente, foi deputado estadual no Paraná por seis legislaturas, secretário do Esporte e Lazer em Curitiba, autor de mais de cem leis, sendo que a de maior destaque é a lei do ICMS Ecológico.

Representou a sociedade valorizando a ética, criando leis e, sobretudo, atuando como um fiscal das ações do governo. Sendo uma voz independente, defende que o deputado não pode se eleger com o voto do povo e ao assumir tornar-se o voto do governo. Em sua assessoria, valoriza a formação de uma equipe técnica e multidisciplinar.

Leia mais

Neivo Beraldin nasceu na cidade de Erechim no Rio Grande do Sul. Empresário da área têxtil, desde jovem Beraldin manifestou interesse pela política. Defensor do meio ambiente e de projetos que valorizem o cidadão, Neivo Beraldin assumiu o primeiro cargo público em 1982, como vereador em Curitiba. Nesta época ele trabalhou em defesa dos direitos da mulher e lutou pela criação da primeira delegacia especializada em atender mulheres. A ideia se tornou realidade, e hoje as mulheres podem contar com mais atenção.

Mais tarde, em 1987, Beraldin assumiu o primeiro mandato como Deputado Estadual. Na Assembleia Legislativa, Neivo Beraldin atuou em importantes projetos: foi Presidente da CPI do Banestado; Presidente das Comissões de Meio Ambiente e Fiscalização e Controle; foi vice-presidente durante quatro anos e é criador de mais de cem leis, dentre elas a do ICMS Ecológico, que já repassou mais de 3 bilhões de reais a 240 cidades paranaenses (dados de dezembro/2012). Por conta disso, é considerado o Deputado que mais disponibilizou recursos para os municípios do Paraná.

Em 2007, ele foi convidado pelo prefeito Beto Richa para assumir a Secretaria de Esporte e Lazer. Em 14 meses, Neivo Beraldin promoveu uma verdadeira revolução no Esporte, reformou quadras esportivas, construiu pista de atletismo e duas unidades da Academia da Gente – uma no bairro Tatuquara e outra no Bairro Novo. Disponibilizou recursos para a implantação das primeiras academias ao ar livre, incentivou a criação de campeonatos esportivos e contratou profissionais. Criou os jogos femininos de Curitiba, com a participação de mais de oito mil mulheres em onze modalidades; implantou o Centro de desenvolvimento do basquete, com possibilidade para atender 1,5 mil crianças por dia; obteve recursos por meio de parcerias com o setor privado, cerca de R$ 3 milhões, e verbas do governo federal da ordem de R$ 6 milhões, para investimento no esporte da capital.

Um dos projetos do Deputado Neivo Beraldin na última legislatura é o que prevê a criação de um sistema de transporte público por meio de trens elétricos, com viagens mais rápidas, com hora marcada para chegadas e partidas e passagens muito mais baratas.

2011 - assumiu a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego do Paraná.